segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Resenha: Objetos Cortantes - Gillian Flynn


    A resenha de hoje é um dos meus primeiros livros adultos lido e o mais “pesado”: Objetos Cortantes, da autora americana Gillian Flynn.
   Você já deve ter ouvido falar dessa autora em algum lugar... Sim, ela é a mesma que escreveu Garota Exemplar que inspirou o filme homônimo dirigido por David Fincher e estrelado por Rosamund Pike (indicada ao Oscar pela atuação) e Ben Affleck.    Objetos Cortantes foi o livro de estreia de Gillian Flynn, lançado primeiramente no Brasil pela Editora Rocco, em 2008, com o título “Na Própria carne” e, nesse ano, republicado pela Editora Intrínseca, que também é responsável pelos outros dois livros da autora no Brasil; Garota Exemplar e Lugares Escuros.
   Objetos Cortantes é narrado em primeira pessoa pela angustiante Camille Preaker. Esta é uma jornalista recém-saída de um hospital psiquiátrico para a recuperação de sua tendência à automutilação. Não “simples” cortes em seus pulsos; ela escrevia palavras, de todo tipo, em seu corpo inteiro, desde "cupcake" a "suja". Camille trabalha em um jornal pouco conhecido da cidade de Chicago e é designada pelo editor-chefe, Frank Curry, que apesar do seu jeito durão é um verdadeiro pai para Camille, a ir à sua cidade natal, Wind Gap, uma cidade pequena onde todo mundo conhece todo mundo, para cobrir um assassinato brutal de uma garota e um desaparecimento de outra, acreditando que assim o jornal possa ganhar algum reconhecimento.
   Camille não regressava a sua cidade há muito tempo e não tinha intenção alguma de fazê-la. Em Wind Gap, ela relembra sua adolescência conturbada, seus fantasmas e seus demônios. Como não tinha alternativa, hospeda-se na casa de sua família,  tendo que conviver com a mãe, Amma, que é, com todo respeito, totalmente louca, que não esconde sua repulsa por Camille; o padrasto, um ser meio robótico que parece ser controlado por Amma e sua meia-irmã Adora, uma garota meio psicótica, onde Camille se vê quando tinha sua idade.
   Objetos Cortantes é um livro curto, de leitura rápida; embora  esse seja o meu primeiro e único livro lido da Gillian Flynn, acredito que, por ser o seu livro de estreia (mesmo assim elogiado até por ninguém mais ninguém menos que Stephen King) seja seu livro “mais fraco”. A autora americana é reconhecida por mostrar o pior do ser humano, e não é diferente em Objetos Cortantes. 
   Senti que nenhuma palavra, nenhuma letra nesse livro fora em vão, tudo teve um sentido, um significado maior; não é o tipo de livro em que é entupido de coisas sem sentido com o objetivo de aumentar o número de páginas. O responsável pelo assassinato pode não ter sido uma surpresa para alguns leitores, mas para mim foi (já que, “acidentalmente”, li a primeira linha do epílogo), que era um “meio spoiler”, algo que não prejudicou a leitura.
   Se você está à procura de um livro em que tenha personagens bem construídos, que mostre o pior que o ser humano possa fazer, Objetos Cortantes é o livro!
   Objetos Cortantes promete não demorar muito para, também, inspirar um filme, já que os direitos de adaptação fora comprado pelo produtor Jason Blum.
   
   Boa leitura!







Jornalista, antes de se dedicar integralmente à carreira de escritora, Gillian Flynn trabalhou por dez anos como crítica de cinema e TV para a Entertainment Weekly.
Nascida no Missouri e formada em jornalismo e inglês pela Universidade do Kansas, escreveu durante dois anos para uma revista de negócios na Califórnia e concluiu um mestrado em jornalismo na Northwestern University, em Chicago.
É autora de Lugares escuros e dos premiados Garota exemplar e Objetos cortantes, que juntos já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil. Seus livros foram publicados em vinte e oito países. Atualmente, Gillian mora em Chicago com o marido e o filho.

Informações adicionais:
Tradução: Alexandre Martins
Páginas: 256
Gênero: Ficção
Lançamento pela Intrínseca: 02/02/2015
ISBN: 978-85-8057-658-0
   


Booktrailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário