sexta-feira, 17 de julho de 2015

Indicando filmes: Mr. Nobody


Mr. Nobody (Sr. Ninguém) é um filme belga de 2009 dirigido por Jaco Van Dormael e vencedor de diversos prêmios da Sétima Arte.
  Mr. Nobody é um filme futurístico focado em flashbacks que tomam conta de grande parte do longa. Nemo Nobody, nome do filme é o nome do personagem principal (sim, isso mesmo), vive num futuro não muito distante onde todos são imortais, assim, logo se transforma numa criatura peculiar por ser o último homem mortal.
  O filme ressalta muita sobre o Efeito Borboleta: um simples acontecimento  que parece ser totalmente insignificante pode mudar completamente o futuro.
  Nos últimos dias de vida do Sr. Ninguém, um jovem jornalista vai até onde o moribundo está e faz uma entrevista para saber a trajetória de sua vida, até então desconhecida a todos. As respostas do ancião são desconexas e contraditórias uma das outras não fazendo sentido; sortidas de "se": se ele ficasse com o pai?, se tivesse ficado com a mãe?, se tivesse se apaixonado pela A... E assim vai, mostrando as consequências no seu futuro. Passei o filme todo me questionando se fora aquilo que aconteceu de fato ou apenas o que ele gostaria de ter feito.

  É focado em quatro fases, as  quatro fases mais importantes da vida: infância, adolescência, meia idade e velhice. O ator, que também é cantor, Jared Leto, interpreta o personagem principal na meia idade, quando o Sr. Ninguém tem 34 anos; e na velhice, quando ele tem 117 anos. Jared Leto é mesmo ator que interpretará o Coringa no filme Esquadrão Suicida, um dos mais aguardados do ano que vem. Só assistindo esses dois filmes opostos  que vemos quão bom ator ele é.
  O que dizer da trilha sonora? É encantadora.
  Não entendo muito de cinema, apenas assisti alguns filmes, mas, para mim, uma boa atuação é quando os atores convencem quem está assistindo, transmitindo emoções. Poucos filmes emocionaram a mim como Sr. Ninguém.
  É um longa extremamente confuso, que exige bastante atenção, senão podemos nos perder no seu complexo roteiro. O filme é muito bom, com várias mensagens reflexivas e poéticas, e questionamentos sobre a vida.
  Mr. Nobody, sem dúvidas, entrou para minha lista seleta, não tão seleta, de filmes favoritos.


                                         Escrito por: Moreira Duarte


Nenhum comentário:

Postar um comentário