sábado, 25 de abril de 2015

JOKER!!!

 Aniversario do meu vilão favorito nos quadrinhos, sim ele mesmo, Coringa!

 O palhaço mais amado e mais odiado de todos os tempos faz 75 anos desde sua primeira aparição na revista Batman #1 (1940).
Conrad Veidt  Inspiração pra criação de Joker


 O Joker foi desenhado por Bob Kane a partir de uma carta de baralho trazida pelo Arte-finalista Jerry Robinson e uma foto de Conrad Veidt no filme "The Man Who Laughs" (1928) trazida pelo roteirista Bill Finger. A partir disso, Kane e Finger desenvolveram o personagem.




 Psicótico e insano, coringa é sem duvidas um dos personagens mais famosos dos quadrinhos. São raros os vilões que conseguem popularidade como ele. Sua aparência é similar a um palhaço, de cabelos verdes, pele branca e boca vermelha sempre sorridente, que constantemente desafia o Homem-Morcego lhe provocando grandes traumas como deixar paralítica a Batgirl Barbara Gordon e matar o Robin Jason Todd, além da esposa do Comissário Gordon.
 O Coringa é basicamente um humano comum, sem nenhuma capacidade sobre-humana,e até um tanto limitado fisicamente. Porém, apesar disso tudo, ainda que profundamente enlouquecido e desequilibrado, o vilão apresenta inteligência e estrategismo a nível genial. Além de ter grandes conhecimentos em química e outras ciências, ele possui uma considerável quantia em dinheiro, produto acumulado de seus arrojados crimes.

 O personagem tem um carisma altíssimo e te conquista fácil em todas as historias que aparece, é um personagem que se tem prazer em odiar.
 Um vilão essencial para as historias do Batman, fazendo muitas vezes um contra ponto com a personalidade do herói.

 

 

 

 Cinema e televisão:

O vilão ja fez aparições em diversos lugares como em longas animados, desenhos e filmes.

Cesar Romero
Como Coringa (1960)




 No seriado dos anos 1960, Cesar Romero interpretou o Coringa, em uma versão cômica, mas não homicida. Seus planos inusitados incluíam transformar os reservatórios de água de Gotham em gelatina. Romero recusou-se a raspar o bigode para o seriado, sendo parcialmente vísivel sob a maquiagem branca.










 Jack nicholson
Como coringa (1989)
 Em Batman, de 1989, dirigido por Tim Burton, Jack Nicholson interpretou o Coringa com grande aclamação crítica.O filme criou uma identidade, Jack Napier, colaborador do chefe da Máfia de Gotham, Carl Grissom. Eckhardt, um policial corrupto (como muitos em Gotham), a mando de Grissom, arma uma emboscada para Napier durante um assalto às Indústrias Axis. Enfurecido após descobrir a armação, Napier mata Eckhardt, mas, quando tenta atirar em Batman (que na ocasião ainda era desconhecido da polícia e da mídia de Gotham), a bala ricocheteia na armadura do Homem-Morcego e destroça o vidro do contador de um dos tanques, produzindo estilhaços que acertam em cheio as suas próprias bochechas. Gritando de dor e desorientado, ele cai acidentalmente em um tonel de resíduos químicos.





Heath Ledger
 Como coringa (2008)
Em The Dark Knight, de 2008, também dirigido por Nolan, é introduzida uma nova versão do personagem, interpretada por Heath Ledger (que faleceu com apenas 28 anos em Janeiro de 2008, vitimado por uma overdose de tranquilizantes, antes mesmo da estréia do filme). Este novo Coringa possui um visual mais realista, psicótico e sombrio, com apenas o rosto maquiado (ao contrário de todas as demais versões, nas quais toda a pele de seu corpo é branca), cabelos mais longos que os da versão "clássica", tingidos de verde, além de um sorriso construído com cicatrizes. A origem das mesmas não fica bem clara no filme, pois o próprio Coringa apresenta duas versões para o seu surgimento.







 Novidade sobre o personagem:




 Coringa estará no filme Esquadrão Suicida, que tem lançamento agendado para agosto de 2016.
 O diretor do filme David Ayer, liberou ontem a noite uma foto o ator Jared Leto, caracterizado como o Coringa.

 A pose que o ator está fazendo é ligada diretamente ao clássico, escrita por Alan Moore e desenhada por Brian Bolland, Batman – A Piada Mortal, na minha humilde opinião uma das melhores Historias em Quadrinhos de todos os tempos. O visual mostra o Palhaço do Crime com um físico malhado e cheio de tatuagens parecido com o da historia, All Star Batman & Robin criado por Frank Miller e Jim Lee.

Estou ansioso pela atuação do ator como o personagem, o visual não era bem o que eu esperava, mas ainda assim estou aguardado com bastante entusiasmo pelo filme.








Monologo do personagem:


"Memorias podem ser vis... Repulsivas e brutais.... Como crianças eu suponho! Mas podemos viver sem elas? A razão se sustenta nelas. Não encarar as memorias é o mesmo que negar a razão! Mas e dai? Quem nos obriga a ser racionais? Não a clausula de sanidade! Assim, quando você estiver dentro de um desagradável trem de recordações... Seguindo para lugares do seu passado onde o grito é insuportável... Lembre-se sempre há, loucura. Você só precisa dar um passo para traz e fechar a porta com todas aquelas coisas horríveis presas lá dentro. A loucura é a saída de emergência!!"




                                            Escrito por: Ilian Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário