sábado, 25 de abril de 2015

Resenha: O Menino do Pijama Listrado - John Boyne


  O drama de Bruno tem início logo no comecinho do livro. Após chegar em casa, ele se depara com a notícia de que toda a sua família terá de sair da capital da Alemanha, Berlim, e se mudar para o interior para acompanhar seu pai que é militar. A casa de Berlim que é gigantesca, típica da elite militar alemã, é um lugar perfeito para as aventuras de uma criança; possibilita a Bruno novas descobertas diárias.


 Ao chegar na casa nova, que ele e sua irmã, Gretel, chamam de Haja-Vista e, diferentemente, da casa de Berlim, o seu novo lar é muito menor e dificulta as aventuras de Bruno, que quer se um "explorador".
 Por conta disso, ele resolve explorar aquele lugar desconhecido. Depois de algum tempo procurando, ele encontra uma cerca, atrás dessa cerca, um menino muito diferente dele, mas não demora muito para que façam amizade, mesmo havendo uma barreira os impedindo.
Na janela do quarto de Bruno pode se ver um lugar ao longe, onde há um lugar em que todos usam pijamas listrados, Bruno acredita que seja uma fazenda. Mas na verdade é um campo de concentração.

 O que mais chama a atenção é a ingenuidade de Bruno que John Boyne consegue transmitir ao leitor que, em nenhum momento, oscila. Permanece até o último instante com aquele final surpreendente e aterrador.

 A capa é muito bonita e criativa, assim como os pijamas dos judeus, e o título, é listrada. Simples e subentendido. Além de tudo, tem uma textura um pouco áspera que, pessoalmente, é muito agradável de tatear.
É um livro curto, com acontecimentos rápidos. Os principais acontecimentos que um garoto de 9 anos pode ter.

 A Segunda Guerra Mundial e o nazismo são constantemente narrados em livros, mas não é muito comum ser retratado a história na visão de uma criança no meio de brutalidades que ocorreram nessa época sombria. O que também me surpreende foi por ter o ponto de vista de uma criança alemã que, naturalmente, era indiferente daquilo tudo e não sabia do que realmente aquilo tudo se tratava, mas que no final, mesmo sem entender nada, caiu sobre os ombros dele. Ah, e uma amizade totalmente diferente. Um judeu e um "mini nazista". Seus mundos eram divergentes um do outro sem saberem o porquê, mas a amizade deles fora mais forte que qualquer coisa.
Este livro me emocionou muito. É uma estória que levarei sempre comigo.
Recomendo.

 Boa leitura!




Cinema:


O livro ganhou uma adaptação em 2008
para o cinema com Asa Butterfield
interpretando  Bruno.


 Foi rodada pela Heyday/Miramar, em Budapeste, entre abril e julho de 2007. O filme tem como atores principais David Thewlis, Vera Farmiga, Rupert Friend, Asa Butterfield e Sheila Hancock. Também ganhou um Oscar de melhor filme dramático

 A adaptação cinematográfica d'O Menino do Pijama Listrado é uma das poucas que eu não me arrependi depois de assisti-la. A atuação de Asa Butterfield como Bruno é incrível, eu não conseguiria indicar outro ator para interpretá-lo. É claro que tem algumas mudanças, coisas que foram retiradas ou colocadas, mas entendo que foram necessárias para a adaptação. A premissa inicial do livro permaneceu apesar disso.





Informações adicionais:




Sobre o autor:




 John Boyne nasceu na Irlanda, em 1971, e mora em Dublin. Escreveu diversos romances que já foram traduzidos para mais de quarenta idiomas. Seu livro mais célebre, O menino do pijama listrado (2007), lhe rendeu dois Irish Book Awards, vendeu mais de 5 milhões de exemplares pelo mundo e foi adaptado para o cinema
em 2008.




Sobre o livro:



Autor: John Boyne
Idioma original: Inglês
Titulo original: The Boy in the Striped Pyjamas
Tradução: Augusto Pacheco Calil
Gênero: Juvenil
Paginas: 176
ISBN: 038-57-5106-0



                                              Escrito por: Moreira Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário